Prefeito de Cedro reúne secretários e servidores públicos para anunciar redução de gastos (Cedro)

Foto: Marcos Rodrigues

Na tarde da última quinta-feira (17/1), Dr. Nilson Diniz encontrou-se com vice-prefeito, secretários, funcionários públicos, vereadores e assessores no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/CE) para tratar das finanças do município. Na ocasião, anunciou que implementará um plano para redução de gastos.

“Este é o sétimo ano de nossa administração. Quando começamos, em 2013, recebemos a prefeitura com cerca de 2 mil funcionários públicos, conseguimos reduzir o quadro para 983. Diminuímos, pela metade, os cargos comissionados para alcançar o equilíbrio fiscal”, lembrou o prefeito.

O prefeito de Cedro apontou as dificuldades encontradas durante sua gestão e recordou que a maioria dos servidores públicos municipais, hoje, é concursada, e que embora tenha feito esse corte de servidores, foi mantida a qualidade dos serviços necessários. “Com a atual crise, tivemos também perda de recursos em várias áreas. Tudo consequência do que hora vive o Brasil, levando alguns municípios a adotar medidas para manter as finanças em dia”.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), a segunda maior receita do município, vem decrescendo ao longo do tempo e este ano a redução será maior. “Nós temos uma taxa de natalidade baixa, com um número de alunos na pré-escola inferior ao número de alunos que saem do 9º ano”, acrescenta Dr. Nilson.

Perspectivas

Cedro aguarda as ações dos governos Federal e Estadual sobre finanças e apoio aos municípios. Para manter os investimentos, a prefeitura lançou mão de decreto (nº 104/2019), que dispõe sobre a redução do subsídio de prefeito, vice, secretários municipais. No Art. 1º fica determinada a redução de 20% dos vencimentos. Haveráredução salarial também nos cargos comissionados que recebem acima de 2 mil reais.